Nesta quarta-feira (26), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC) realizou o evento “Nos Queremos Livres, Vivas e com Direitos”, uma iniciativa do Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN.

A programação teve início no período da manhã, com a roda de conversa “O Combate ao Assédio e suas Interseccionalidades”, realizada no espaço CEU. A mesa contou com a participação de Lucília Santos (UESC-DLA), Lauren Gomes (UESC-PPGL), Maria Domingas (MNU-BA) e Aline Setenta (UESC-DCJUR/ADUSC), que promoveram um espaço de diálogo, discutiram sobre as diversas formas de assédio, seus impactos na vida das mulheres e a importância da construção de estratégias de prevenção e enfrentamento.
No período da tarde, o evento trouxe atividades voltadas para o bem-estar emocional e mental das participantes, proporcionando um momento de acolhimento e relaxamento. Para conduzir essa experiência, estiveram presentes Mariana Reis, terapeuta integrativa Ayurveda, e Lucimar França (DCB/UESC), que compartilharam técnicas para o autocuidado.
A vice-presidenta da ADUSC, professora Camila Gusmão, ressaltou a relevância dessa iniciativa:
“Pensar em um evento para falar sobre o dia da mulher, que, na verdade, não é apenas um dia, são todos os dias, é sempre importante. Essa é uma forma que nós temos de criar estratégias para nos unirmos, a gente sabe a força e a importância da união das mulheres, principalmente em uma sociedade que incentiva a disputa e a competição, o que só nos desagrega, mas a gente reconhece a importância dessa união, e atividades como essa só fortalecem isso.”
Associadas(os) da ADUSC podem participar ativamente do GTPCEGDS, contribuindo com as discussões e ações promovidas pelo grupo. Entre em contato com membros da diretoria e faça parte!
Confira abaixo o álbum de fotos do evento:
Fonte: