Itabuna sedia a segunda edição do Seminário “Movimento Negro, Educação e Cultura” no dia 11 de julho

[SITE MNU] CAPA DAS MATÉRIAS (1)

A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, será o próximo território a receber o Seminário “Movimento Negro, Educação e Cultura”, no dia 11 de julho de 2025, no CIEBTEC – Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico.

A realização do seminário é do Movimento Negro Unificado – MNU Bahia em conjunto com a UESC através do Projeto de Extensão e Pesquisa Educação e Multiculturalismo: Formação para a Diversidade, em parceria com a Coordenação de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade (CEARD) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com apoio financeiro da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna-BA.

Após a bem-sucedida abertura em Xique-Xique, o seminário chega a Itabuna reunindo educadoras, estudantes, militantes, gestores públicos e movimentos sociais para um dia inteiro de trocas e formação sobre práticas pedagógicas antirracistas, cultura afro-brasileira e políticas públicas de valorização da identidade negra nas escolas.

A programação inclui palestra magna, painéis temáticos, rodas de conversa, apresentações culturais e oficinas pedagógicas simultâneas, além de um momento de reconhecimento a uma trajetória inspiradora: a edição Itabuna homenageia a professora Rachel de Oliveira, pedagoga, doutora em Educação e militante do MNU, que tem dedicado sua vida à formação de professores e à construção de uma educação voltada para crianças negras, quilombolas e para a diversidade cultural.

Entre os destaques da programação estão:

* Palestra magna com a professora doutora Marise Santana (UESB/UFES)
* Painel sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e práticas docentes transgressoras
* Oficinas com temas como teatro negro na escola, cirandas pedagógicas, história da Bahia, autodeclaração, fotografia do corpo negro e construção de projetos pedagógicos antirracistas
* Participação da professora doutora Carla Nogueira (SEC/BA) e do professor mestre Josivaldo Félix, do Teatro Negro de Pau Brasil

O seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial: http://www.mnubahia.com.br/seminario

A atividade também contará com emissão de certificados para os participantes.

Serviço:

O quê: Seminário “Movimento Negro, Educação e Cultura” – Edição Itabuna
Quando: 11 de julho de 2025, das 8h às 17h30
Onde: CIEBTEC – Itabuna (BA)
Inscrições: http://www.mnubahia.com.br/seminario
Informações: @mnubahia (Instagram)

O seminário faz parte de uma série de encontros regionais que percorrerão quatro territórios da Bahia em 2025: Xique-Xique, Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador, com o objetivo de fortalecer as lutas antirracistas nas escolas e construir redes de formação política e pedagógica com base nos saberes do povo negro.

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.