Xique-Xique sedia primeira edição do seminário estadual sobre educação antirracista e cultura afro-brasileira

[FEED] MOVIMENTO NEGRO, EDUCAÇÃO e CULTURA (Post para Instagram) (1)

No próximo sábado, 07 de junho, o município de Xique-Xique será o ponto de partida do Seminário “Movimento Negro, Educação e Cultura”, promovido pelo Movimento Negro Unificado – MNU Bahia. O evento acontece das 8h às 17h30, no CEEP, e reunirá educadores, estudantes, militantes e representantes de movimentos sociais da região.

O seminário foi idealizado por Maria Domingas e Josivaldo Félix, e tem o objetivo de fortalecer a luta por uma educação antirracista e valorizar as culturas afro-brasileiras nos espaços escolares, o seminário marca o início de uma série de encontros estaduais que também ocorrerão em Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador ao longo de 2025.

A programação em Xique-Xique conta com mesas de debates, rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas temáticas e momentos de socialização de experiências, mobilizando a comunidade escolar e o movimento negro local. Entre os temas abordados estão a aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o currículo descolonizado, práticas pedagógicas afrocentradas, arte como ferramenta de resistência e o papel das comunidades quilombolas na construção da identidade brasileira.

“Esse seminário é mais que um evento, é um ato político de afirmação da nossa história. É o MNU reafirmando seu papel estratégico na defesa da educação pública, antirracista e libertadora em todas as regiões da Bahia”, afirma Maria Domingas, Coordenadora Estadual de Educação do MNU Bahia, que fará a palestra de abertura com o tema “Movimento Negro e Educação: é tudo pra ontem”.

O evento contará com as participações de Carla Nogueira (Coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-raciais e Diversidade – SEC/CEARD) e Fabrizia Pires, Diretora do NTE 01. Já entre os facilitadores do encontro estão nomes como Josivaldo Câmara, Coordenador Estadual de cultura do MNU Bahia e Profª Dra. Aigara Miranda, da UNEB.

Com metodologia participativa, lúdica e inclusiva, o seminário foi pensado para promover um ambiente de escuta, partilha e construção coletiva de estratégias antirracistas nas escolas públicas da Bahia.

A atividade é gratuita, será certificada pela UESC e as inscrições já estão abertas!

O seminário conta com o apoio da CESE, CEARD, Secretaria Estadual de Educação, UESC, UNEB e Prefeitura de Xique-Xique.

INFORMAÇÕES:
Seminário Movimento Negro, Educação e Cultura
07 de junho de 2025 | Das 8h às 17h30
CEEP – Xique-Xique (BA)
Gratuito | Inscrições no site www.mnubahia.com.br/seminario
Mais informações: @mnubahia (Instagram)

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.