Movimento Negro Unificado da Bahia participa da Conferência Temática de Mulheres Negras do MIR

Imagem do WhatsApp de 2025-05-17 à(s) 18.45.27_748a7efc

O Movimento Negro Unificado da Bahia (MNU Bahia) marcou presença na Conferência Temática de Mulheres Negras do Ministério da Igualdade Racial (MIR), realizada em Porto Alegre (RS) no dia 15 de maio. Representando a organização, a coordenadora estadual de Mulheres, Catharina Maia, participou do evento como delegada indicada pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), reafirmando o compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e o bem viver das mulheres negras.

O evento foi a primeira de sete etapas temáticas que antecedem a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). Além de promover o debate sobre a situação das mulheres negras no Brasil, a conferência trouxe pautas importantes para fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial. Apresentamos como proposta a criação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres Negras, com o objetivo de intensificar o monitoramento da implementação das políticas públicas já existentes, corrigindo falhas para garantir sua efetiva aplicação.

Também foi rediscutida a criação do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial, uma medida essencial para assegurar que a população negra esteja de forma mais contundente no orçamento público, promovendo justiça e reparação histórica.

O encontro contou com a presença de lideranças de todo o Brasil, incluindo a ministra Anielle Franco, as deputadas Reginete Bispo e Daiana Santos, que integram a Bancada Negra, e Sanny Figueiredo, representante do governo do estado do Rio Grande do Sul.

Catharina Maia destacou a importância do momento para a construção coletiva de propostas que serão apresentadas na CONAPIR, ressaltando que “as mulheres negras seguem em marcha por reparação, justiça social e democracia”.

O MNU Bahia reafirma seu compromisso na luta por um Brasil verdadeiramente igualitário, onde as mulheres negras ocupem os espaços de decisão e tenham suas vozes ouvidas em todos os processos de construção política.

 

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.