MNU Bahia

A Inserção do Negro na sociedade pós-escravocrata

WhatsApp Image 2023-01-14 at 16.26.24

Esta produção acadêmica irá analisar parte do processo de mudança da posição da população negra na sociedade brasileira com a passagem de uma sociedade escravocrata para uma sociedade com base em mão se obra assalariada. A primeira parte irá analisar as mudanças políticas e institucionais que antecederam o fim da escravidão, preparando as condições para a transição no modo de exploração do trabalho, logo após, o debate será feito em como foi ocupado os postos de trabalho assalariado e os impactos nas condições de vida da população negra para poder
analisar como esse acontecimento influenciou para a divisão da sociedade em Raça e Classe. Por fim, será feito as considerações finais.

Baixe a produção acadêmica de Silas Félix sobre o tema: A Inserção do Negro na sociedade pós-escravocrata

 


Os textos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do MNU Bahia, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.

Redes Sociais