Nota de Solidariedade à Professora Maria Inês da Silva Barbosa

[SITE MNU] CAPA DAS MATÉRIAS (3)

O Movimento Negro Unificado – Bahia manifesta sua profunda solidariedade à Profa. Dra. Maria Inês da Silva Barbosa, diante do grave episódio ocorrido durante a Conferência Municipal de Saúde do SUS, em Cuiabá-MT, quando foi desrespeitada e constrangida publicamente pelo prefeito Abílio Brunini (PL-MT). Tal atitude, incompatível com os princípios democráticos e com o espírito de uma conferência de saúde, revela não apenas um ataque à liberdade de expressão, mas também à construção coletiva de um SUS antirracista e comprometido com a equidade.

Referência nacional na área da saúde pública, a professora Maria Inês é uma intelectual e militante incansável na luta contra o racismo institucional, com importantes contribuições acadêmicas, políticas e sociais. Sua atuação tem sido essencial na formação de profissionais e militantes comprometidos com a transformação das estruturas racistas que atravessam o sistema de saúde brasileiro e outras esferas da vida pública. Sua presença em espaços de decisão e debate é, portanto, imprescindível e inegociável.

Seguiremos juntos, juntas e juntes, denunciando toda forma de opressão e reafirmando que não há democracia plena sem vozes negras e plurais nas mesas de diálogo e decisão.

Movimento Negro Unificado – Bahia
30 de julho de 2025

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.