MNU Bahia

MNU BAHIA CONFIRMA PRESENÇA NO CONGRESSO ESTATUTÁRIO DO MNU NACIONAL

WhatsApp Image 2024-05-04 at 14.56.03

MNU BAHIA CONFIRMA PRESENÇA NO CONGRESSO ESTATUTÁRIO DO MNU NACIONAL

Na manhã deste sábado (04.05), aconteceu o segundo encontro virtual de formação sobre o Congresso Extraordinário do MNU, em conjunto às lideranças dos municípios de Xique-Xique, Itabuna, Lençóis, Salvador, Lauro de Freitas, Pau Brasil, Ilhéus e Senhor do Bonfim. Todos esses mobilizados através das representações da Coordenação Estadual, sob condução da Coordenadora Geral Samira Soares, o Secretário Estadual de Tesouraria Silas Felix, e o Coordenador Municipal de Salvador Ivonei Pires.

A responsabilidade política do MNU Bahia com a entidade e a disposição para contribuir com os necessários avanços nacionais do movimento e da luta negra no país nos fizeram construir esse espaço, que teve como função discutir a representatividade e participação plural no Congresso Estatutário do Movimento Negro Unificado. O encontro também teve o papel de apreciar os documentos enviados pela Comissão Organizadora do Congresso Extraordinário do MNU – 2024, e de realizar discussões sobre a participação do nosso Estado – em forma e conteúdo.

Por um esforço de unidade e construção política, a partir de uma série de diálogos entre a multiplicidade de municípios do nosso Estado, foram consensuadas: 1) a realização de duas plenárias presencias e: 2) o processo do registro da documentação de ambas, a ser enviada ainda essa semana para a comissão organizadora do congresso, com suas respectivas delegações.
Foi consensuado, ainda, que a plenária realizada no município de Feira de Santana, no dia 04 de maio, poderá eleger até 8 delegades, e a plenária a ser realizada em Salvador, no dia 11 de maio, poderá eleger até 7 delegades, compreendendo a importância da garantia de participação de ambos os setores existentes no estado. Cabe destacar que, apesar da tiragem de delegades ser feita por meio de duas plenárias, a Bahia irá com uma única delegação em unidade.

Por meio de duas plenárias virtuais realizadas pela coordenação que subscreve, confirmamos a nossa participação no Congresso Estatutário Extraordinário, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, em Brasília.
Deliberamos, por fim, sobre a garantia da nossa plenária presencial com a participação de todos os municípios que compõem nossa coordenação, no dia 11 de maio, em Salvador.

O nosso sentimento é de construção e fortalecimento da nossa entidade, singular pela grandiosidade da sua contribuição na luta antirracista no Brasil, e neste sentido, optamos pela nossa participação em todos os espaços de debate e decisão democrática da nossa organização.
Os princípios do MNU, o respeito, o espírito de unidade na diversidade e o fortalecimento político do movimento negro são elementos que nos guiam. Juntos, juntas e juntes, vamos mais longe!

COORDENAÇÃO MNU BAHIA

Coordenação Geral Estadual do MNU Bahia – Samira Soares (Lençóis)

Secretário Estadual de Tesouraria – Silas Felix (Salvador)

Secretário Estadual de Formação Política – Raimundo Bujão (Salvador)

Secretária Estadual de Organização – Lidiane Yoshioka (Xique-Xique)

Coordenação Estadual de Comunicação – Edval Serpa (Salvador)

Coordenação Estadual Jurídica – Jade Andrade (Salvador)

Coordenação Estadual de Educação – Maria Domingas (Itabuna)

Coordenação Estadual de Juventude – Sara Sacramento (Lauro de Freitas)

Coordenação Estadual de Mulheres – Cristina Viana (Senhor do Bonfim)

Coordenação Estadual LGBTQIAPN+ – Michele Nascimento (Lençóis)

Coordenação Estadual Sindical – Bete Sacramento (Lauro de Freitas)

Coordenação Estadual de Justiça e Direitos Humanos – Isadora Salomão (Salvador)

Coordenação Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais e de Matriz Africana – Moacir Pinho (Ilhéus)

Coordenação Estadual de Cultura – Josivaldo Félix (Pau Brasil)

Coordenação Estadual de Saúde – Thaise Viana (Salvador)

Coordenação Estadual de Etnodesenvolvimento – Beto Pretto (Salvador)

Coordenação Estadual de Relações Institucionais – Ademario Costa (Salvador)

Sobre

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.

Redes Sociais